Empresa também integra o Tour Industrial da feira, que leva visitantes até indústrias da região para conhecer o ecossistema de inovação da Serra Gaúcha até o dia 18 de outubro
O alinhamento do foco entre inovação e tecnologia é uma das premissas que guiam a atuação da Dalca Brasil ao longo dos anos. É a partir dele que a empresa confirma participação na maior feira de inovação e negócios da América Latina. Na 33ª edição da Mercopar, a Dalca apresenta suas soluções no Espaço Inovação e, pela primeira vez, participa do Tour Industrial, abrindo as portas de sua sede, em Bento Gonçalves, para que os visitantes possam conhecer de perto sua estrutura.
Realizada de 15 a 18 de outubro no Centro de Eventos da Festa da Uva, em Caxias do Sul, a feira decidiu transformar as tradicionais visitas técnicas realizadas internamente em anos anteriores em um produto para ofertar aos visitantes. Os roteiros ocorrem durante os dias de realização da Mercopar, pela manhã, no contraturno do evento. A Dalca recebe os visitantes nos dias 16, 17 e 18.
“Nós transformamos as visitas técnicas em Tour Industrial e Roteiros de Inovação, produtos exclusivos da Mercopar. O objetivo dessas iniciativas é conhecer de perto as práticas de gestão e tecnologias inovadoras aplicadas pelas empresas parceiras, que são referências em suas áreas de atuação, suas histórias de empreendedorismo, além da oportunidade de novas conexões e networking. Buscamos apresentar ao público visitante o ecossistema de inovação de Caxias do Sul e região, e valorizar o que há de melhor nas indústrias da região por meio da diversidade industrial dos nossos diferentes setores”, destaca a gestora de Projetos do Sebrae RS e responsável pela organização do Tour Industrial, Liana Frosi Tessari.
Além desse tour, a Dalca também está presente no Espaço Inovação da feira, apresentando suas soluções em automação industrial e digitalização fabril. Em exposição, o robô de serviços ‘Beto’ (uma solução que apresenta vantagens com sua navegação autônoma e sensores inteligentes, adaptando-se aos diversos ambientes e layouts). No ambiente, o robô está integrado aos serviços dos demais parceiros do estande compartilhado, mostrando ao visitante como é possível aplicar as soluções automatizadas dentro de uma empresa.
Ao lado da Sirros IoT, startup gaúcha com sede em Novo Hamburgo, é realizada a telemetria do robô Beto, acompanhando em tempo real sua localização e desempenho. Com base em um dispositivo desenvolvido para facilitar o gerenciamento logístico de grandes indústrias, a solução desenvolvida pela Sirros, composta por hardware plug and play e plataforma em nuvem, foi adaptada ao robô para simular a entrega realizada ao segmento industrial. Além da localização, os visitantes têm acesso a dados como: áreas de maior circulação do robô, paradas bruscas, tempo em movimento e tempo parado, dentre outras funcionalidades.
“A Mercopar é uma excelente oportunidade para fortalecer as conexões com esse ecossistema da inovação em negócios e ampliar nossa presença de marca entre players que são peça-chave em nossa estratégia de expansão. Estamos com boas expectativas pela participação na feira e pela possibilidade de receber os visitantes em nossa sede”, reforça o CEO da Dalca Brasil, Bruno Dal Fré.
Para acessar mais informações sobre o evento, basta entrar no site da feira e visitar os pavilhões da Festa da Uva das 13h às 20h, durante os quatro dias.
CEO fala sobre potencial da automação industrial na feira
Logo no primeiro dia da Mercopar 2024, a Dalca Brasil já mostrou ao público as possibilidades que a automação robótica e a digitalização apresentam para os mais diferentes segmentos industriais. Além da presença no Espaço da Inovação, o CEO da empresa, Bruno Dal Fré, fez parte do painel “Inteligência Artificial e Indústria 4.0, conexões e perspectivas”, organizado pelo Banrisul no palco 1 da feira. Na apresentação, Dal Fré compartilhou os projetos de alta complexidade e produtividade que são desenvolvidos pela Dalca, utilizando tecnologias como robôs industriais, simulação virtual, veículos autoguiados, visão artificial, internet das coisas, softwares de gestão (FlexMES) e integração com outros sistemas. Também participaram do painel Rodrigo Lagreca, Sócio Gerente da Energia das Coisas Soluções Inteligentes, e Tiago Fernandes, Gerente Executivo de Desenvolvimento do Banrisul.