Novidade oferecida pela empresa facilita acesso à tecnologia para indústrias
Investir em automação é um movimento capital para que as indústrias possam ganhar competividade – porém, nem sempre simples de ser colocado em prática. Primeiro porque as cifras envolvidas são, via de regra, expressivas. Também porque automatizar significa se capacitar para atender demandas em fluxo maior e constante, algo difícil de prever diante da volatilidade de um mercado cada vez menos estável. Na dúvida, muitas empresas preferem não arriscar e o processo evolutivo fica estagnado.
Agora, no entanto, há alternativas. A Dalca Brasil traz uma nova modalidade de acesso à tecnologia para as indústrias que desejam iniciar o processo de automação: a locação de robôs. O Dalca RaaS segue o conceito de Robot as a Service (em livre tradução, robô como um serviço) e permite que as empresas aluguem equipamentos por um determinado tempo para realizar certas atividades na linha de produção. “É uma quebra de paradigma locar o serviço em vez de comprar o ativo imobilizado, uma facilidade relevante especialmente para as indústrias de médio e pequeno porte, por exemplo, pois elimina o ônus da descapitalização, decorrente de investimentos iniciais robustos na compra de maquinários autônomos, ou a necessidade de buscar financiamentos para isso”, explica o CEO da Dalca Brasil, Bruno Dal Fré.
Além disso, o aluguel do robô permite à empresa atender a necessidades sazonais de produção, bem como tratar de produtos com previsibilidade de demanda desconhecida. Ou, ainda, perceber de que forma e quais retornos o caminho da automação pode trazer para o seu negócio. “Depois da experiência de alugar, a indústria pode adquirir aquele mesmo equipamento de forma permanente, já conhecendo como a célula robótica funciona em seu parque fabril e que resultados serão entregues”, explica.
Essa solução é uma alternativa, também, para aquelas empresas que não tem mais disponibilidade de investimentos na modalidade CAPEX (despesas com investimentos em bens de capitais), permitindo que o negócio seja feito como OPEX (despesas operacionais da empresa).
O Dalca RaaS é direcionado para células robóticas nas linhas de rebarbação (para acabamento de peças), soldagem, movimentação interna (com o produto AGV) e armazenagem interna (com o carro satélite). Os clientes dessa forma de operação contam com os serviços de manutenção preventiva e corretiva para os equipamentos em locação.
Com mais de 15 anos de atuação, a Dalca Brasil é referência no desenvolvimento de soluções em automação industrial e digitalização fabril. Sua sede fica na cidade de Bento Gonçalves (RS), cuja ampliação tem inauguração prevista para o primeiro semestre de 2024.