Participação na feira que ocorre entre os dias 23 e 25 de abril em Bento Gonçalves-RS será voltada à aproximação do público com as soluções de packaging, intralogística e digitalização fabril
Apresentar o potencial da robótica e da digitalização industrial para um dos segmentos mais representativos da cadeia de alimentos e bebidas será a proposta da Dalca Brasil durante uma das principais feiras do país voltadas ao setor. Na Envase Brasil, a participação da empresa buscará aproximar o público nichado do evento das tecnologias e tendências em automação e das soluções desenvolvidas para o segmento. A feira ocorre em Bento Gonçalves entre os dias 23 e 25 de abril.
Responsável pela competitividade e eficiência das indústrias das mais diversas áreas, a robotização é considerada o elemento-chave para as empresas que desejam crescer e aumentar a produtividade. Para o segmento de envase, a Dalca pretende mostrar que projetos personalizados de automação apresentam resultados capazes de transformar e elevar o patamar do setor. A principal aposta é nas soluções de intralogística, como o FlexSat (carro satélite), FlexNav (AGVs ou AMRs), transelevadores e armazéns verticais, e packaging – picking, encaixotamento, paletização e despaletização.
Recentemente, um exemplo de sucesso na aplicação de soluções robóticas nesse setor vem da indústria vitivinícola. A Dalca implementou células robotizadas para despaletização e paletização de garrafas de vinho na Vinícola Galiotto, de Flores da Cunha-RS. Versáteis para atender diversas necessidades de embalagens, sejam flexíveis como sacos e fardos ou rígidas como caixas, baldes, galões e barris, os robôs FlexDespall 470 e FlexPall R180 atuam na linha de envase da empresa – retirando as garrafas de vidro e as encaminhando para a linha de produção e montando mosaicos com as caixas de garrafas, respectivamente. Além dessa linha, a vinícola florense também já encaminhou a aquisição de soluções intralogísticas (FlexSat e AGV) para entrega nesse semestre.
As empresas do ramo de envase podem se beneficiar, ainda, com o sistema de monitoramento fabril FlexMES, que permite uma melhor tomada de decisão sobre investimentos e eficiência da fábrica. A Dalca ainda atua com soluções robóticas para a indústria em geral, com robôs de soldagem, rebarbação, lixamento, corte e paletização.
“A automação industrial impulsiona a eficiência e a produtividade, reduzindo o tempo de processo e garantindo velocidade e consistência. Além disso, minimiza erros, evitando danos aos produtos e assegurando um processo confiável e de alta qualidade. A participação da Dalca na Envase Brasil se dará justamente pela oportunidade de apresentar essas vantagens da robotização a esse segmento tão importante e com um potencial de automação enorme”, destaca o CEO da empresa, Bruno Dal Fré.
A Envase Brasil é, hoje, a maior feira do Brasil no setor de bebidas e, por ser realizada no Rio Grande do Sul, tem alta relevância entre os países vizinhos do Mercosul. Pela primeira vez, será realizada sob a gestão do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves. Em sua última edição, a Envase Brasil atraiu 130 expositores de 12 países. Foram seis mil visitantes e R$ 110 milhões em novos negócios. Mais informações sobre como acessar a feira e visitar o estande da Dalca podem ser obtidas no site www.envasebrasil.com.br.