A maior fabricante de eletrodomésticos do mundo buscou na Dalca soluções para aumento de produção e segurança dos colaboradores. Leia mais sobre esse case!
Linha automática de corte permite aumento de produtividade e segurança
A Whirlpool, maior fabricante de eletrodomésticos do mundo, buscou na Dalca as soluções para aumento de produção e segurança dos colaboradores. As melhorias ocorreram na linha automática de corte de termoformados – modelagem de polímeros por meio de aquecimento e pressão – da subsidiária da empresa, em Joinville (SC).
O conjunto de medidas aplicadas pela Dalca no equipamento, que consiste em um robô manipulador responsável por carregar e descarregar refrigeradores na célula de corte, enquanto outros seis aplicam o corte no interior da cabine, promoveu um salto de produtividade na planta. Com esse projeto foi possível aumentar em cerca de 80% a produtividade no processo de furação de caixas internas quando comparado com os processos até então praticados.
A empresa inseriu tecnologias mais modernas em relação aos equipamentos atuais e um sistema de programação off-line com troca 100% automática de dispositivos para diminuir o tempo de ajustes e incluir novos modelos de refrigerador no aparelho. Além disso, outras melhorias foram acrescentadas: um dispositivo para rastrear o refrigerador através de código marcado a laser e outro de exaustão inteligente para limpeza automática do equipamento.
O projeto de melhoria ainda incluiu o enclausuramento acústico do equipamento, para oferecer mais condições de saúde aos operadores, e a geração de diagnósticos e histórico de falhas e produção. Além disso, agregou as normas brasileiras de segurança NR 12 ao dispositivo, já que muitos equipamentos importados apresentam essa carência.