Após robotização, NTN registra redução no tempo de produção de peças e aumento de produtividade
O desenvolvimento de soluções em automação que resultaram em importantes melhorias no processo produtivo da NTN Driveshaft do Brasil, com sede em Guarulhos (SP), é da Dalca Brasil. A missão era sanar um gargalo no setor de usinagem de chanfros da gigante mundial na fabricação de rolamentos.
O antigo processo já não atendia à demanda mensal de produção, ocorrida a partir da integração de novos projetos. Investir em automação apareceu como alternativa. Com a robotização, a NTN não apenas reduziu o tempo para as peças serem produzidas como aumentou a taxa de produtividade. No processo antigo de usinagem, o tempo de ciclo era de 35 segundos, com uma taxa de produtividade de 81%. Com a robotização, a empresa passou a ter tempo de ciclo de 20 segundos e produtividade de 96%.
O projeto foi desafiador porque apresentou toda uma mudança de conceito, no qual o robô substituiu uma máquina de usinagem. Além disso, através de um sistema de visão artificial, o robô faz automaticamente a operação de carga e descarga que, no caso da máquina, seria feita por um operador. O equipamento opera sem necessidade de setup, simplesmente escolhendo a receita desejada. O sistema atingiu os parâmetros de precisão e velocidade estabelecidos.