Empresa viu a eficiência das máquinas monitoradas pelo sistema FlexMES aumentar em 15%, aumentando a produção na mesma proporção.
Digitalização de processos permite aumento de faturamento e eficiência produtiva em empresa do setor moveleiro
Pouco importa o segmento ou a capacidade produtiva de uma indústria, sempre há oportunidades para melhorias de processos por meio da digitalização. Em um dos principais polos moveleiros do país, uma das empresas referência em mobiliários para escritório investiu em soluções voltadas à indústria 4.0 desenvolvidas pela Dalca Brasil – e viu a eficiência das máquinas monitoradas pelo sistema digital aumentar em 15% em 2022, aumentando a produção na mesma proporção.
Com sede em Bento Gonçalves-RS, a Gebb Work buscou uma alternativa para solucionar problemas produtivos com base na geração de informação. O resultado se traduz em uma produção mais eficiente e conectada. “Optamos por investir na digitalização para obter dados concretos e imediatos dentro da nossa produção diária. Assim, conseguimos monitorar a eficiência de cada máquina e tomar decisões mais assertivas quanto a investimentos e capacidade produtiva real”, explica o Gerente Industrial da empresa, Elvis Carlos Dal Moro.
A solução aplicada no parque fabril da empresa se deu por meio do sistema MES (Manufacturing Execution System, em tradução livre, ‘sistema de execução de fabricação’), que permite a leitura precisa dos processos de chão de fábrica, facilitando a tomada de decisões. “De imediato, conseguimos indicadores que facilitaram a identificação de causas e motivos de paradas e, consequentemente, das perdas produtivas. Além disso, foi possível elevar a eficiência média das máquinas monitoradas em 15% – mas estamos cientes que esse percentual pode ser maior, pois agora sabemos onde há desperdícios e mapeamos as ações para corrigir e avançar com as metas estabelecidas”, destaca Dal Moro.
Com o sistema FlexMES, é possível solucionar problemas relacionados à falta de informação sobre a produtividade dos colaboradores, à necessidade de comparação com a produtividade geral do mercado de atuação da empresa, ao monitoramento da eficiência de entregas (produtos x prazos), ao controle do tempo de reparo e inatividade de equipamentos e à mensuração da eficiência das máquinas no processo produtivo. “A digitalização mostra claramente, em dados reais, os tempos de processos e suas perdas, fazendo com que se desenvolvam ações para evoluir ou corrigir possíveis perdas que estejam ocorrendo e passem despercebidas no dia a dia – criando internamente um acompanhamento e uma competividade saudável. A própria indústria se torna mais competitiva no cenário comercial perante seus concorrentes e obtém vantagens que outras empresas não possuem sem ter esse sistema”, afirma.
Os resultados positivos fizeram com que a Gebb Work fechasse, recentemente, um contrato de ampliação da parceria – dobrando a quantidade de máquinas monitoradas pelo sistema. “Temos claramente em nosso planejamento estratégico a sequência da digitalização e a ampliação dessas ferramentas”, ressalta o gerente. A empresa, jovem no mercado, está completando 15 anos de atividades na produção de mobiliário para escritório, atendendo o mercado interno e externo. Além da sede em Bento Gonçalves, a Gebb Work conta com um centro de distribuição em São Paulo.