Trabalho combinado de células robóticas representa redução no custo operacional dos produtos da De Toni Componentes
Um conceito tem ganhado força dentro da De Toni Componentes em sua escalada para se tornar expoente em automação industrial em Bento Gonçalves. Para a empresa, quanto mais uma peça necessita de intervenção humana, mais este processo precisa de automação.
Foi assim que a Dalca Brasil, desenvolvedora de soluções em robótica, tornou-se parceira da De Toni, primeiramente a partir da instalação de uma célula no setor de usinagem e, depois, com outra na área de injeção. A ideia é automatizar para otimizar o processo e fazer com que o produto diminua seu lead time, consequentemente sendo mais competitivo e atendendo melhor o mercado.
De fato, o trabalho combinado das duas células representou uma redução no custo operacional dos produtos de 10%. Mas esse não foi o único benefício. Junto com a economia, a De Toni viu sua produção aumentar em 30%. Na usinagem, um processo de abastecimento de uma das máquinas, antes realizado manualmente, passou a ser totalmente automatizado, enquanto a solução no setor de injeção oportunizou escalada na produção de rolamentos que precisavam receber uma capa plástica. Esse trabalho, antes da implantação da célula, também era feito manualmente, um a um.
A automatização trouxe grandes melhorias para a empresa, além do aumento de produtividade. Uma delas foi a previsibilidade de produção. Com robôs, sabe-se exatamente quanto eles produzem por dia, e isso é fundamental para a empresa cumprir prazos de entrega.