CEO da empresa, Bruno Dal Fré, explanou sobre o desenvolvimento de suas soluções robóticas
Com um vasto portfólio de soluções tecnológicas para a indústria, a Dalca Brasil foi um dos ‘cases’ compartilhados com o público na edição do Finep Day ocorrida em Bento Gonçalves, na terça-feira (10), no Centro da Indústria, Comércio e Serviços (CIC-BG), em uma iniciativa do Inova Bento.
A empresa, uma das integradoras credenciadas para projetos de financiamento via Finep Inovacred 4.0, desenvolve em seu parque fabril projetos de engenharia de alta complexidade, a partir de automação e digitalização, como robôs industriais e veículos autoguiados. A Dalca oferece soluções para diferentes segmentos produtivos, incluindo produtos e serviços para a indústria em geral, como células robóticas para soldagem e rebarbação; para embalagens, a exemplo da automatização de paletização e encaixotamento; para a intralogística industrial, como veículos autoguiados e carros satélites; e para a digitalização das fábricas, com o sistema de monitoramento fabril, o FlexMES, entre outros.
Um dos atuais projetos em desenvolvimento na empresa é a verticalização para pallets em multiprofundidade, com o carro satélite que está em fase de finalização. “Fomos a primeira empresa do Brasil a desenvolver esse produto com tecnologia nacional”, disse o CEO da Dalca, Bruno Dal Fré.
Como integradora da Finep, a Dalca já participou de diversos projetos. Suas soluções estão cadastradas no sistema, facilitando para que futuros clientes encontrem as respostas desejadas para seus gargalos fabris. “Não tem aquela dificuldade de escrever o projeto do zero”, destaca Dal Fré, reforçando que as soluções robóticas, automatizadas e digitalizadas da empresa estão ao alcance de organizações de todos os portes. “Temos empresas com 15 funcionários que já têm dois ou três robôs”, contou o CEO, cuja empresa atende de grandes multinacionais a pequenos negócios. A Dalca, através da Finep, já equipou empresas com células robotizadas de lixamento e de rebarbação, além de paletização, entre outros. E isso tem transformado as indústrias. “As tecnologias têm melhorado a eficiência e otimizado os processos dessas empresas”, destacou.
Com esse catálogo de soluções, a Dalca hoje se posiciona como uma indústria de tecnologia, e não somente como uma fabricante de máquinas. “A máquina é o meio, mas a tecnologia que tem nessas linhas é que faz o diferencial”.