Ampliação da sede deve ser concluída ainda no primeiro semestre de 2023
Há 15 anos, quando a Dalca Brasil estreou no mercado, propostas tecnológicas de automação industrial, robótica e digitalização vinham acompanhadas de uma áurea futurística, distante da realidade de muitas empresas brasileiras. As noções de indústria 4.0 ainda nem permeava a pauta de trabalho. “Era um segmento novo, desconhecido, com conceitos que não faziam parte da cultura corporativa da maior parte das organizações. Nosso primeiro desafio foi justamente esse: transferir conhecimento para os empresários e abrir sua percepção para o potencial desses investimentos”, lembra o fundador e CEO Bruno Dal Fré.
Hoje, a Dalca Brasil contabiliza centenas de células robóticas instaladas em indústrias de diversos segmentos, em todo o território nacional. Por meio de um novo nicho de negócio agregado em 2021 – a Dalca Digital –, também passou a atuar com o desenvolvimento de software para a gestão integrada de produção. “Nossa maior conquista ao longo dessa trajetória foi a de consolidar uma marca sinônimo de segurança para os clientes, reconhecida pelo desenvolvimento de projetos de excelência, com confiabilidade e confidencialidade”, destaca.
O respaldo do mercado foi o propulsor de um agressivo movimento de expansão que a Dalca vem protagonizando: a ampliação de sua estrutura, com a construção de um tech center, reunindo soluções para quem busca competitividade e resultados para o seu negócio. O investimento permitirá à empresa triplicar sua capacidade produtiva.
Esse planejamento vem acompanhado de duas estratégias comerciais consistentes. A primeira é trabalhar de forma intensa a prospecção de negócios internacionais, especialmente nos países da América Latina. Outra é escalonar os produtos e serviços, de modo que possam ser oferecidos, dentro de um determinado padrão, com agilidade e, sobretudo, acessibilidade para as indústrias. “Com a expertise que adquirimos no desenvolvimento de soluções personalizadas para as necessidades específicas do parque fabril de cada empresa, ao longo desses 15 anos, temos conhecimento e condições de modularizar projetos de automação industrial, de modo que poderemos estender em larga escala sua oferta ao mercado”, adianta o CEO.
O potencial de crescimento é promissor, especialmente porque o Brasil ainda está muito atrás da média mundial no que se refere à automação industrial. Ou seja: há muitas organizações que precisam dar o salto competitivo que a tecnologia permite alçar. “Estamos em um momento crucial para as empresas. Elas precisam entender que quem não fizer o movimento de investir em tecnologia está fadado a deixar de existir. Isso porque em um curto espaço de tempo, não terão mais condições de competir no mercado e perderão de forma definitiva seu espaço para os concorrentes”, alerta.
A Dalca Brasil completa 15 anos de fundação no dia 11 de dezembro. Atualmente, emprega cerca de 60 colaboradores. Sua sede fica na cidade de Bento Gonçalves. O comando da empresa está sob a direção do CEO Bruno Dal Fré e dos sócios Aríedne Dal Fré (Gerente Administrativa), Matheus Ziglioli (Gerente Comercial) e Emanuel Carraro (Gerente de Engenharia).