Carro Satélite - FlexSat
O FlexSat desliza sobre trilhos, com movimentos para dentro e para fora dessas armações, de forma automática.
CARACTERÍSTICAS GERAIS
Empresas que operam grandes volumes de produtos seriados sabem a diferença que a precisão e a compactação no armazenamento de mercadorias trazem para a operacionalidade logística. Com a automação dos processos oferecidos pela Dalca Brasil, atingir essa performance fica muito mais fácil, além de segura. Empregando tecnologia própria, a empresa apresenta seu FlexSat, produto do tipo carro satélite, voltado para a movimentação de cargas dentro de estruturas metálicas de armazenagem.
A solução é uma plataforma móvel que desliza sobre trilhos, com movimentos para dentro e para fora dessas armações, de forma automática. O produto promove a compactação da carga nas estruturas metálicas. Ele leva as mercadorias para as posições mais profundas do esqueleto de armazenagem e também traz de volta para que ela seja movimentada para a expedição, por exemplo. Aqui entra um dos diferenciais da solução da Dalca. O sistema pode funcionar de modo totalmente automático ou em conjunto com a operação de uma empilhadeira, de forma semiautomática. Essa configuração é ideal para quem opera em menor quantidade de estoque ou não precisa investir tanto em armazenagem.
O dispositivo da Dalca é uma ótima alternativa em relação a outros sistemas utilizados para movimentar cargas em estruturas metálicas, principalmente se comparado ao drive dinâmico. A grande vantagem em relação a esse, que opera através de um sistema de rolos, é a baixa manutenção. Além disso, sua instalação é mais barata. O FlexSat também apresenta vantagens diante do sistema de armazenagem tipo porta-paletes. Sem automação, esse sistema se utiliza de uma empilhadeira para colocar a mercadoria na estante, sem conseguir oferecer compactação da carga.
Em média, o FlexSat precisa de 16 semanas para ser fabricado pela Dalca. Toda tecnologia embarcada é da própria empresa, utilizando nesse processo grande parte de componentes existentes no mercado. Com isso, além da assistência técnica ágil e da facilidade em repor qualquer peça, é possível até customizar projetos.
O FlexSat da Dalca opera com bateria de lítio, oferecendo uma autonomia média de oito horas, sendo controlado via controle-remoto (rádio-frequência), e com rede Wi-Fi para operar via sistema de supervisão. O sistema pode, também, comunicar com ERP ou WMS do cliente. Quando todo o circuito é automatizado, permite melhor gestão no controle de estoque de todo o sistema de armazenagem, com o inventário gerado de forma automática.
O dispositivo, fabricado dentro da norma NR12, que garante a segurança de máquinas e equipamentos para o uso do trabalhador, opera em condições extremas de temperatura (-30°C), podendo trabalhar dentro de câmaras frias. Dessa forma, pode ser utilizado desde em indústrias como frigoríficos, de laticínios e farmacêuticas até fabricantes de eletrodomésticos, de linha branca e de peças automotivas.
AUTOMATIZAÇÃO
Promove a movimentação automática de cargas dentro de estruturas metálicas de armazenagem. Ele leva as mercadorias para as posições mais profundas do esqueleto de armazenagem e as traz de volta para a movimentação, permitindo uma compactação eficiente da carga.
FLEXIBILIDADE
Funciona tanto de forma totalmente automática quanto em conjunto com a operação de uma empilhadeira, em modo semiautomático. Isso oferece flexibilidade para empresas que operam em menor quantidade de estoque ou não desejam investir tanto em armazenagem, adaptando-se às suas necessidades específicas.
EFICIÊNCIA
Equipado com tecnologia própria, incluindo bateria de lítio, controle-remoto via rádio-frequência, rede Wi-Fi e possibilidade de integração com sistemas de supervisão, ERP ou WMS do cliente. Com a automação do circuito, permite uma melhor gestão e controle de estoque, além de gerar inventário automaticamente.