Empresa de Bento Gonçalves foi a única representante do Rio Grande do Sul na GIFA 2023 – The Bright World of Metals, realizada na Alemanha entre os dias 12 e 16 de junho
A estreia da Dalca Brasil em feiras internacionais foi acompanhada pela concretização de excelentes negócios e pelo protagonismo – o principal evento mundial voltado ao setor da fundição. Na GIFA 2023, a empresa referência em soluções robóticas e de indústria 4.0 foi a única do Rio Grande do Sul presente, participando da programação entre os dias 12 e 16 de junho em Düsseldorf, na Alemanha.
A participação da Dalca em solo alemão confirmou a capacidade tecnológica empregada nas soluções robóticas apresentadas pela empresa a esse segmento. Para o setor da fundição, são desenvolvidos processos automatizados e digitalizados de produção em forma de resposta aos atuais gargalos que a indústria encontra. Dentre as soluções e as facilidades que foram apresentadas ao longo da feira, estão os robôs que manipulam produtos a partir de uma estação com duplo pallet, realizando opções de acabamento, a flexibilidade para atender praticamente todos os tipos de mercados e produtos, os modelos de célula de rebarbação, que possuem sistemas de visão 3D e 2D, e as soluções disponíveis para as indústrias automotiva, implementos rodoviários e agrícolas e linha amarela.
A Dalca posicionou seu foco nas tecnologias em automação para acabamento/rebarbação de peças fundidas, que permitem realocação de colaboradores de posições insalubres, redução no tempo de ciclo, diminuição de retrabalho e repetibilidade e qualidade no processo, com redução de custos e ampliação da competitividade. Além disso, o sistema de monitoramento da eficiência fabril, a partir de soluções digitalizadas, foi apresentado aos visitantes.
“Foram cinco dias de muito networking e aprendizados. Recebemos visitas especiais de clientes – consolidados e também novos –, e demonstramos como é possível obter mais produtividade e lucratividade a partir de nossas células robóticas. Apresentamos diferenciais que se destacam, evidenciando nossa capacidade de competir no mercado internacional. Ao mesmo tempo, valorizamos as opiniões dos nossos clientes e aprendemos com os nossos concorrentes. Ficou evidente que não existem barreiras para empresas brasileiras no exterior. Estamos orgulhosos com os resultados alcançados”, destaca o CEO da Dalca Brasil, Bruno Dal Fré, que foi à Alemanha acompanhado pelo Gerente Comercial da empresa, Matheus Ziglioli.
O quarteto de feiras do The Bright World of Metals (Gifa, Metec, Thermprocess e Newcast) superou as expectativas, de acordo com a organização. Foram mais de 63 mil visitantes de 114 países – 58% deles gestores de empresas. Desses, 78% planejam investimentos concretos nos próximos dois anos. Foram aproximadamente 2.200 expositores de 56 países. Sustentabilidade e Inteligência Artificial foram os principais temas debatidos nas doze salas de exposição das quatro principais feiras mundiais, dentro do programa de eventos paralelos que compreendeu diversos seminários, congressos internacionais, simpósios e séries de palestras.