A Meber Metais, de Bento Gonçalves (RS), investiu em uma célula robótica para afinação e lixamento de torneiras, em um movimento de ampliação de parceria que seguiu, também, com a posterior aquisição de soluções em Indústria 4.0 da Dalca Digital. Leia mais sobre o case!
Célula robótica voltada à afinação de metais e soluções em Indústria 4.0 permitem melhora nos processos produtivos da Meber Metais
Posicionada entre as cinco principais fabricantes brasileiras de metais, a Meber investiu em uma célula robótica para afinação e lixamento de torneiras, em um movimento de ampliação de parceria que seguiu, também, com a posterior aquisição de soluções em Indústria 4.0 da Dalca Digital.
O interesse em implementar a solução surgiu da necessidade de garantia na constância da operacionalização do trabalho, agora desenvolvido pela célula robótica, frente à verificação de falta de mão de obra qualificada para a função. O robô opera no lixamento de torneiras, a partir das peças que vêm da usinagem e encontram-se ásperas devido ao processo da fundição. A função da máquina é deixar as superfícies preparadas para serem polidas e cromadas.
O desenvolvimento da célula robotizada de lixamento foi um passo importante para a Dalca, pois se tornou o primeiro equipamento projetado nesse segmento e o primeiro fornecedor nacional para lixamento robotizado da Meber – que teve inúmeros resultados positivos com a célula desenvolvida, como a proximidade no pós-venda, com assistência técnica local, e ganhos pelo equipamento ser de alta performance, com peças de nível superior, atingindo os mesmos parâmetros, ou até superiores, dos fabricantes internacionais.
Outra tecnologia que está presente nos processos produtivos da empresa é o MES (Manufacturing Execution System, em tradução livre ‘sistema de execução de fabricação’). Com ele, a Meber tem acesso à um diagnóstico de produção, no qual é possível visualizar a produtividade de todos os equipamentos, permitindo uma tomada de decisão assertiva sobre novos investimentos, custo de peças e visualização dos processos industriais.